Pgina 1 de 3 123 ltimoltimo
Resultados 1 a 10 de 26

Tpico: Dicas para montar um estdio fotogrfico

Administrador Array Avatar de Diogo Guerreiro
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localizao
    Vila Nogueira De Azeito, Setubal, Portugal

Dicas para montar um estdio fotogrfico

A minha ideia no futuro montar um estdio fotogrfico para fazer fotografia de retrato (books) e de produtos pequenos e gostava da vossa ajuda. Inicialmente no quero gastar muito dinheiro e com o tempo ir investindo em material a fim de ganhar experincia tambm.

O equipamento que possuo uma Canon 40D com objectivas 18-55, 55-250 e 50mm, tenho ainda um flash 430 EX II. O equipamento no est em causa, sei que em termos de objectivas no irei chegar muito longe com as do kit, o que interessa mesmo como posso montar um estdio fotogrfico e poder comear a aprender.

Todas a as ajudas sero bem vindas

Array Avatar de riccamarques
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Localizao
    Jundia, SP
    Ol Diogo, para um estdio para produo de book, tem que ser comear pelo bsico, que seria luz principal, preenchimento e uma de separao ou cabelo, da temos que imaginar que tipo de efeito vamos querer no fundo, por exemplo: se vamos querer um fundo totalmente branco, o ideal termos mais duas fontes de luzes, o que a j pode eliminar uma luz de separao por exemplo, agora sobre marcas h diversas opes no mercado e claro nisso tudo ainda vem os modificadores, acho vlido ter pelo menos um hazy grande, uma sombrinha rebatedora branca, snoot e colmeia e a partir disso voce ir ajustando tudo conforme as necessidades. valeu!

Array Avatar de Igor Fraga
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localizao
    Feira de Santana - Bahia
    tudo muito complicado, se book de corpo inteiro, meio corpo, pode influenciar a potencia das tochas, hoje tem tochas no mercado de 50, 100, 200, 400 e isso influencia no resultado
    como o ricca disse, se for pra estourar o fundo uma coisa, se por pra book comercial outra, pelo destaque que se deve dar s roupas, pedindo uma abertura mais fechada, que demanda mais potencia de luz
    entao definir o que quer para que possamos te ajudar

Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localizao
    A ideia seria vocs poderem dar umas dicas para montar um estdio bsico para aprender, no s eu mas como outros visitantes que se mostrem interessados.

A ideia seria fazer books de corpo inteiro com um fundo branco ou preto e com equipamento bsico de estdio de forma a podermos aprender fotografia de estdio sem gastar muito dinheiro. Ser coisa difcil pois todo o equipamento muito caro

Eu fiz um workshop de fotografia de estdio e j tenho uma noo dos equipamentos que se pode utilizar, mas muitos dos nossos visitantes no conhecem.

A minha opinio:
    A primeira coisa a fazer seria arranjar um bom espao para montar o estdio, o estdio deveria ficar quase s escuras ou mesmo sem luz (o estdio deve ficar mesmo sem luz?), segundo ponto seria adquirir um fundo branco ou preto.

Depois como o riccamarques falou... adquirir uma fonte de luz principal e outra de preenchimento e alguns acessrios "pelo menos um hazy grande, uma sombrinha rebatedora branca, snoot e colmeia".

Array Avatar de ForaDfoco
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localizao
    Tubaro-SC
    Vale uma soluo TABAJARA?
    O mais caro na montagem do estdio, pelo menos at onde conheo, so as tochas. O restante, basicamente, tem um preo acessvel.
    O que voc pode fazer, pelo menos pra um estdio caseiro inicial, trabalhar com luz contnua.
    Encontre um eletricista de confiana (talvez essa seja a parte difcil)
    Pea para ele montar um pequeno sistema onde seja ligada uma ou mais lmpadas, controladas por um regulador de potncia.
    Esses conjuntos vo substituir as tochas. Fiz uma previso de custo com um amigo, e o sistema pronto custaria cerca de 120 ronaldos.
    Se for bem montado, vc consegue utiliz-lo tranquilamente com softbox ou sombrinhas. E, por esse preo, voc monta alguns, distribui a luz da forma conveniente, e controla tudo.
    No tem a mesma aparncia profissional das tochas, mas d timos resultados (v alguns sistemas parecidos em ao, foi de onde surgiu a curiosidade de saber como eram feitos).
    Ns utilizvamos algo semelhante na faculdade, nas aulas de fotografia do curso de jornalismo.
    'No destrua, fotografe!'
    www.thiagoantunes.com
    Nikon D300 + vidros

Moderador Array Avatar de agnor guevara
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localizao
    olimpia-sp
    Citao Postado originalmente por ForaDfoco Ver Post
    Vale uma soluo TABAJARA?
    O mais caro na montagem do estdio, pelo menos at onde conheo, so as tochas. O restante, basicamente, tem um preo acessvel.
    O que voc pode fazer, pelo menos pra um estdio caseiro inicial, trabalhar com luz contnua.
    Encontre um eletricista de confiana (talvez essa seja a parte difcil)
    Pea para ele montar um pequeno sistema onde seja ligada uma ou mais lmpadas, controladas por um regulador de potncia.
    Esses conjuntos vo substituir as tochas. Fiz uma previso de custo com um amigo, e o sistema pronto custaria cerca de 120 ronaldos.
    Se for bem montado, vc consegue utiliz-lo tranquilamente com softbox ou sombrinhas. E, por esse preo, voc monta alguns, distribui a luz da forma conveniente, e controla tudo.
    No tem a mesma aparncia profissional das tochas, mas d timos resultados (v alguns sistemas parecidos em ao, foi de onde surgiu a curiosidade de saber como eram feitos).
    Ns utilizvamos algo semelhante na faculdade, nas aulas de fotografia do curso de jornalismo.
    Bela dica, amigo..
    pode experimentar com varias tipos de lampadas...
    abs

Moderador Array Avatar de lmerck
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localizao
    Tatu, SP, Brasil
    Diogo, o importante que as luzes do estdio no interfiram (para no ter problemas com dominantes indesejadas de cor). Para ver se as luzes do estdio esto interferindo, faa um clique da cena sem disparar nenhuma tocha/flash. Se a foto ficar toda preta porque no h influncia das luzes do estdio. Se no estiver completamente escuro, diminua a exposio at conseguir isso.
    Penso tambm em montar um estdio no ano que vem, mas pretendo usar luzes contnuas (meu irmo vai montar esquemas com LED), claro, com um flash para ocasies especiais (splash!).
    O LED tem uma qualidade muito melhor que as tochas e as lmpadas em geral, se eu no me engano podem apresentar mais K que a prpria luz natural.
    D7000 + 8mm 3.5 + 24mm 2.8 + 50mm 1.4 + 85mm 2.0 + 135mm 2.8 + 200mm 4 + 80-200mm 2.8 + 2 SB800 + radiopopper PX e Jr + SU800
    http://olha-te.blogspot.com Porque a fotografia tem que ser divertida. Provocamos reencontros

Moderador Array Avatar de almaia
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localizao
    Recife - PE / Brasil
    E ainda so mais econmicos, no ?
    | NO TIRO DVIDAS EM PRIVATIVO |

flickr_ ҉ _fotos aleatrias

Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localizao
    Muito obrigado a todos pelas dicas, certamente que no futuro este tpico vai ser muito interessante para muitos amantes da fotografia com ideia em montar um estdio. Devido falta de tempo, a montagem do estdio ficou para mim um pouco mais longe mas quem sabe num futuro prximo possa reler estas dicas e ir com essa ideia em frente.

Quem tiver mais dicas para dar ou mesmo questes sobre a montagem de um estdio fotogrfico utilize este tpico
    Se pretende estar actualizado em relao ao mundo da Fotografia no deixe de conhecer e visitar o Fotografia DG, temos muitas dicas e notcias sua espera! Visite-nos em www.fotografia-dg.com

Array
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Localizao
    Porto Alegre / Rs
    Gostei do forum, essa minha primeira participao e o tpico em questo muito interessante.
    Espero poder ajudar e ser ajudado hehe.

Pgina 1 de 3 123 ltimoltimo

Tags para este Tpico

Permisses de Postagem

• Voc no pode iniciar novos tpicos
  • Voc no pode enviar respostas
  • Voc no pode enviar anexos
  • Voc no pode editar suas mensagens
  •