Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: Marca d'água e Copyright

Array Avatar de leomoratti
    Data de Ingresso
    Oct 2010

Marca d'água e Copyright

E aí pessoal, blz?

Novamente exportando minhas fotos no Lightroom, na opção de marca d'água, me veio uma dúvida. Quero criar um 'rótulo' pras minhas fotos. Quero meu nome nas minhas fotos. E também quero reservar os direitos da imagem a mim (é necessário?). Portanto, minhas perguntas são: qual melhor jeito de criar uma marca d'água? Como devo utilizar o Copyright ©? Devo colocar do lado do meu nome? Devo colocar junto 'Todos os direitos reservados'?

É isso! Muito obrigado! Abraço!

Array Avatar de André.Fernandes
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Quero criar um 'rótulo' pras minhas fotos.
    Para uso da Marca d'água no meio fotográfico, tem q ser muito minucioso.
    Para uso em fotografias, não pode em hipótese alguma roubar atenção ou informação da foto. Dê preferêcia para logos em opacidade, ou em tamanhos menores.
    Lembre-se, proteção de direitos não é impossibilitar "literalmente" uma imagem de ser reproduzida, e sim notificar para o leitor que a foto é sua.
    Tem casos de "amadores" que criam logos gigantes no conteúdo inteiro da imagem, isso fica ridículo, não importa o quão lindo ficou o trabalho, a logo estraga toda a informação.

DICA: crie sempre algo "clean". Use sempre nos cantos da fotografia e não padronize o local, pois para cada imagem, Hà uma linguagem de informação. Assim, vc pode trabalhar a informação da imagem junto com sua logomarca.

Siga sempre uma regra. Sua logo não pode aparecer mais que a imagem. Lembre-se que ela é para indentificar seu direito.
    Mesmo se for fácil "alguem" (por ex:, fundos simples, com cores sólidas) retirar sua logo, não se preocupe. pois vc é o autor da original.
    Se isso acontecer, procure seus direitos, é pra isso que ele serve, (por isso que chamo de "amadores" entendeu?).

A melhor maneira de criar uma logo é utilizando Photoshop, tanto para criação ou finalização da sua arte.
    Um programa ótimo é o LOGOMAKER. Uso muito para criação em publicidade de logomarcas de empresas.

Como devo utilizar o Copyright ©? Devo colocar do lado do meu nome? Devo colocar junto 'Todos os direitos reservados'?
    Se vc tem empresa registrada, pode colocar sim. Mas se vc é autônomo sem registro, pode se complicar em questões judiciais.

Gostei desse histórico:
    A marca d'água foi introduzida pela primeira vez em Bologna, Itália em 1282. Uma marca d'água sombreada foi usada pela primeira vez em 1848, incorporando tons e criando uma escala de imagem. Elas variam em questão de visibilidade, enquanto umas são óbvias na inspeção, outras requerem algum estudo para identificá-las. Existem variedades como a marca d'água fluída que molha o papel sem danificá-lo

....::::Acesse o BLOG::::..Twitter|@NikonAndre..::::Acesse o Flickr::::....

Array Avatar de leomoratti
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Nossa, que fórum espetacular!

Muito obrigado! Abração! ;D

Moderador Array Avatar de almaia
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Apesar da citação ao Logomaker (que acho meio trash, em sua ideia), achei bem legal esse toque e, claro, o histórico.
    Por sinal, o pintor Ticiano não fazia marcas d'água, mas colocou certa vez uma assinatura bem discreta numa pintura. Veja ela e tente encontrá-la:

Baco e Ariadne

Não achou? Veja maior clicando aqui. Não apelem pro Google, hein!
    | NÃO TIRO DÚVIDAS EM PRIVATIVO |

flickr_ ҉ _fotos aleatórias

Data de Ingresso
    Nov 2010
    muito bom.. e sem google... apenas com a lupa do SEVEN ( bricadeira )

Data de Ingresso
    Nov 2010
    (que acho meio trash, em sua ideia)
    Trash?
    O LogoMaker, se vc atualizar sempre, tem muitas idéias ótimas..
    Claro que vc não vai fazer uma logo em 3D com acessórios abstratos hehehe, mas é uma deixa para dar muitas idéias de criação.

A ultima q fiz foi essa:
    ( logo de publicidade, não inventem fazer isso como pessoal ashduahd )

Administrador Array Avatar de Alex Morales
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Citação Postado originalmente por leomoratti Ver Post
    Como devo utilizar o Copyright ©? Devo colocar do lado do meu nome? Devo colocar junto 'Todos os direitos reservados'?

Citação Postado originalmente por André.Fernandes Ver Post
    Se vc tem empresa registrada, pode colocar sim. Mas se vc é autônomo sem registro, pode se complicar em questões judiciais.
    What?

Array Avatar de ARNALDO
    Data de Ingresso
    Aug 2011
    # Postado originalmente por André.Fernandes #
    "Se vc tem empresa registrada, pode colocar sim. Mas se vc é autônomo sem registro, pode se complicar em questões judiciais."

Desenterro o post, pois também não entendi a colocação do forista André a respeito das complicações judiciais na inclusão do ©.
    Sei que é possível fazer o registro de fotografias, mas uma grande parte dos fotógrafos não o fazem por desconhecimento ou pela
    burocracia no processo.
    No caso do filme, a posse do negativo ou cromo já provaria a autoria da foto. Na fotografia digital, o © pode ser adicionado nos
    metadados, evitando assim a marca d'água. Esta por sua vez, se torna inútil, uma vez que com os novos recursos do pshop é
    possível retira-la com uma certa facilidade.
    Profissional ou amador, acho importante a inclusão do © nas fotos, estejam visíveis ou não, pois uma vez na internet perdemos o
    controle sobre as mesmas. O Clicio, num de seus podcasts fala sobre o assunto e incentiva a utiliza-lo.
    Se alguém tiver informações adicionais que possam complementar ou corrigir o que foi dito, por favor colabore! Obrigado.
    Última edição por ARNALDO; 01-10-11 às 19:59.

Permissões de Postagem