Pgina 1 de 3 123 ltimoltimo
Resultados 1 a 10 de 22

Tpico: Clculo de aproximao de objetivas

Array Avatar de ForaDfoco
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localizao
    Tubaro-SC

[CORRIGIDO] Clculo de aproximao de objetivas

Conversava com um aluno que acabou de comprar sua primeira SLR e fui questionado da seguinte forma:
    A minha Sony tem 20x de zoom. Agora comprei a Nikon D90 e estou pensando em comprar uma lente pra fotografar surfe. V uma 70-300, t com um preo legal. Sabe me dizer quanto ela aproxima?
    Sem saber a resposta, tentei contornar a situao at conseguir mais informaes. Em princpio, no tinha a menor ideia de como resolver essa questo.
    Minha preocupao no era necessariamente com a questo do surfe, mas como saber quanto uma lente pode aproximar, ou, a que distncia eu preciso estar de tal objeto para que este possa ser fotografado com um enquadramento decente, sem muita sobra nem precisar cortar um pedao.
    Bom, primeiro precisei preencher algumas variveis:
    Para fins de teste em casa, os clculos foram feitos com base em um objeto fotografado com a cmera na posio horizontal, com 20cm de altura.
    Distncia focal (DF) A viso humana equivalente a 50mm, ento, tomei esse nmero como base.
    Tamanho do objeto (T) Diz respeito ao que vai ser fotografado. O enquadramento, nos testes, era exato, sem deixar margens acima ou abaixo do objeto.
    Distncia do objeto (DO) - Com o enquadramento feito, foi medida a distncia da lente at o objeto: 60cm, ou, como a medida do range expressa em milmetros, 600mm.
    Com estas informaes, comeou a briga com a calculadora.
    Antes de mais nada, fiz uma correo do ngulo de viso da lente. As fotos foram feitas com uma cmera que, pelo tamanho do sensor, tem fator de corte de 1,5x. Ento, nesse caso, a distncia a ser trabalhada tinha relao com 75mm, e no 50mm como era apresentado na objetiva.
    Ento, temos: DF=75mm, T=20cm e DO=600mm
    Para facilitar a montagem da frmula, calculei o equivalente da varivel DO para T=1.
    Usando aquela marvada regrinha do X que infernizou muita gente no primeiro grau, a frmula ficou assim:
    20 600
    1 X
    X=600x1
    ----------
    20
    X=30
    Ou seja, na questo de equivalncia, com T=1cm, DO assume o valor de 30mm
    Na montagem da planilha de clculos, no Excel, criei ainda um campo extra, para especificar o fator de corte. Assim, independente do tamanho do sensor, possvel utilizar a mesma frmula sem passar mais trabalho.
    A planilha tem as seguintes informaes:
    - Fator de corte do sensor: 1,5
    - Tamanho do objeto (em centmetros): 1
    - Distncia focal (em milmetros): 50
    Com essas informaes, comeam os clculos:
    Primeiro, a planilha corrige a distncia focal pelo fator de corte, que passa a ser 75.
    Segundo, multiplicado o valor do tamanho do objeto (1) pelo valor padro criado como referncia (45). Essa multiplicao feita para que o clculo seja feito proporcionalmente ao tamanho do novo objeto.
    Em seguida, a distncia focal corrigida multiplicada pelo resultado do clculo anterior. (75x30)
    O resultado, 2250, divido pela distncia focal primria (o clculo de referncia foi baseado na 50mm em relao ao objeto de 1cm), 50.
    2250/50=45
    O resultado 45mm. No fim da planilha, ele ainda dividido por 1000, para a converso em metros.
    Ao fim de tudo, um objeto de 1cm, pode ser enquadrado por uma objetiva de com distncia focal de 75mm (que fique claro: na lente aparece 50mm, mas pelo fator de corte o ngulo de viso alterado para a equivalnca de 75mm), a 0,045 metros de distncia.
    Levando isso para o lado prtico, agora posso usar o clculo para responder o problema do incio do post: quanto a 300mm aproxima.
    Usando como base os 300mm, que corrigidos iro para 450mm, e calculando que a cena fotografada (incluindo surfista, onda, prancha) tenha cerca de 4 metros de altura, ele vai pode ficar no mximo a 108 metros da cena para no precisar cortar a imagem na edio.
    Para quem quiser reproduzir a planilha, seguem as informaes para montagem no Excel ou outro editor:

A B
    1 CLCULO DE APROXIMAO PARA SLR
    2 Fator de corte do sensor preencher
    3 Tamanho do objeto (em cm) preencher
    4 Distncia focal da objetiva (em mm) preencher
    5 Distncia para enquadramento (em metros) =((((B4*B2)*(30*B3))/50)/1000)
    A FRMULA EM NEGRITO APRESENTA O RESULTADO.
    EXEMPLO:

A B
    1 CLCULO DE APROXIMAO PARA SLR
    2 Fator de corte do sensor 1
    3 Tamanho do objeto (em cm) 200
    4 Distncia focal da objetiva (em mm) 300
    5 Distncia para enquadramento (em metros) 36
    COM OS DADOS DO EXEMPLO, O RESULTADO 36.
    Com o fator de corte alterado para 1,5, por exemplo, a distncia sobe para 54, j que o ngulo de cobertura da objetiva menor, o que requer maior distncia do fotgrafo para o mesmo enquadramento.
    Nos testes realizados posteriormente, a margem de erro chega aos 5%, o que no chega a depor contra os clculos. A cada 10m de distncia, pode haver variao de 0,5 metros para mais ou para menos. Menos de um passo!
    Observao importante: esse clculo feito com base na cmera na posio horizontal.
    ltima edio por ForaDfoco; 20-04-11 s 12:29. Razo: CORREO DA FRMULA
    'No destrua, fotografe!'
    www.thiagoantunes.com
    Nikon D300 + vidros

Administrador Array Avatar de Alex Morales
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localizao
    Louveira, SP - Brasil
    Esse o Thiago, fotgrafo e matemtico...

Li em algum site (no me lembro agora qual ), que para fazer o clculo da medio de zoom de uma lente, divide-se a distncia focal maior pela menor, por exemplo: uma 70-200mm teria um zoom apenas de 2,85x (200/70). Mas isso meio vago, no ? J que ela comea em 70mm, e as cmeras compactas devem considerar um range bem menor para poder colocar aqueles "poderosos zooms" de 10x, 20x (mesmo que ticos). O que acha disso?

Abraos!
    Alex Morales

Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localizao
    Tubaro-SC
    Citao Postado originalmente por Alex Morales Ver Post
    Esse o Thiago, fotgrafo e matemtico...

Li em algum site (no me lembro agora qual ), que para fazer o clculo da medio de zoom de uma lente, divide-se a distncia focal maior pela menor, por exemplo: uma 70-200mm teria um zoom apenas de 2,85x (200/70). Mas isso meio vago, no ? J que ela comea em 70mm, e as cmeras compactas devem considerar um range bem menor para poder colocar aqueles "poderosos zooms" de 10x, 20x (mesmo que ticos). O que acha disso?

Abraos!
    Alex, realmente esse clculo que vc cita serve para calcular o zoom tico de uma objetiva. Porm, ele no tem utilidade alguma em SLRs.
    Veja s: uma objetiva 10-100mm tem 10x de zoom. Uma 50-500 tambm tem 10x. Isso muda alguma coisa pra vc? TUDO! A 10-100 uma GA - TELE ... A 50-500 uma normal-supertele.
    Esse clculo que postei no tpico serve para calcular o alcance de uma determinada objetiva.
    Mais precisamente, voc informa o tipo de sensor (crop ou full), informa a distncia focal da objetiva, e o tamanho do objeto a ser fotografado.
    O resultado apresentado a distncia aproximada necessria para enquadrar o objeto com a cmera na posio horizontal.
    A utilidade, em princpio, saber se determinada lente serve para determinado uso.
    Se voc pensar em fotografar surfe, por exemplo, com uma 50mm, vai ver que precisa estar muito perto para enquadrar o surfista sem precisar cortar a imagem pra aproxim-lo depois. Como isso no possvel de fora da gua, fica difcil usar essa lente para este fim.
    A frmula tem uma aplicao restrita, mas acho que vai ajudar muita gente a definir a escolha de uma lente...Pelo menos espero que ajude!
    'No destrua, fotografe!'
    www.thiagoantunes.com
    Nikon D300 + vidros

Array Avatar de almaia
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localizao
    Recife - PE / Brasil
    Caceta, algum criou frmula pra aproximao de objetivas, considerando corte de sensor e, no bastando a preciso, ainda deu uma bela utilidade pra ela!

Fiquei besta agora... 8D
    | NO TIRO DVIDAS EM PRIVATIVO |

flickr_ ҉ _fotos aleatrias

Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localizao
    Tubaro-SC
    Mas tenho que dividir os crditos: o Andr Fernandes ajudou com as medies, e professor de matemtica Lucdio Santos me deu uma ajuda com a lgica de clculo.
    'Sozinho no se vai a lugar nenhum, nem pro bar. Talvez pro banheiro' Homer Simpson
    'No destrua, fotografe!'
    www.thiagoantunes.com
    Nikon D300 + vidros

Array Avatar de reuelalves
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Localizao
    Recife, Pernambuco, Brasil
    A tempos que venho buscando uma resposta pra isso. Parabns e obrigado!

Array Avatar de reuelalves
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Localizao
    Recife, Pernambuco, Brasil
    Me encontro em uma situao complicada. A Sony no disponibiliza o fator de corte para a DSC-HX1 de lente 5-100mm f/2.8-5.2 (equivalente a filme 35mm: 28-560mm). E agora, Jos? Devo adotar 1,5x como padro?

Array Avatar de Andr.Fernandes
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localizao
    Tubaro, SC - Brazil
    ebaaaa,, crditos pra mim... ( ahsduahsduasd eu fiz isso? ) ajudei em que?
    a sim... eu ficava pegando a cerveja na geladeira! asudhauhdausd

vou confessar! ajudei mas no consigo ler isso 2x... fico maluco.

....::::Acesse o BLOG::::..Twitter|@NikonAndre..::::Acesse o Flickr::::....

Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localizao
    Tubaro-SC
    Citao Postado originalmente por reuelalves Ver Post
    Me encontro em uma situao complicada. A Sony no disponibiliza o fator de corte para a DSC-HX1 de lente 5-100mm f/2.8-5.2 (equivalente a filme 35mm: 28-560mm). E agora, Jos? Devo adotar 1,5x como padro?
    No seu caso, encontrar o fator de corte simples.
    Olhe as equivalncias: 5=28 e 100=560
    Basta fazer a diviso.
    28/5=5,6 560/100=5,6

Seu fator de corte 5,6.
    abs
    'No destrua, fotografe!'
    www.thiagoantunes.com
    Nikon D300 + vidros

Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localizao
    Tubaro-SC
    Aproveitando o embalo....
    H uma relao direta e inversamente proporcional entre o fator de corte e a qualidade de imagem.
    Quanto maior o fator, menor a qualidade.
    No vou entrar em detalhes tcnicos, mas pensem numa simples questo lgica.
    Um sensor fullsize, com o mesmo tamanho de um fotograma de 35mm, tem fator de corte 1.0. Resumindo, o que ele capta, processado por inteiro e no precisa ser alterado.
    Numa questo de equivalncia, um sensor cropado em 5,6, precisa ter seu contedo aumentado em 5,6 vezes para ser equivalente.
    De uma forma mais direta, cada pixel de luz captado pelo sensor cropado precisa ser ampliado em 5,6 vezes para conseguir preencher o equivalente em 35mm.
    Essa 'interpolao' da imagem traz problemas principalmente nas baixas luzes, onde o rudo normalmente muito mais acentuado se comparado aos sensores maiores.
    O sensor menor, mas precisa fazer o mesmo trabalho de um sensor maior. Essa mgica ocorre via software, no processador de imagens da cmera, e justamente neste ponto que a situao fica complicada no quesito qualidade.
    Quando h luz em abundncia, o sensor tem uma captao perfeita, e o resultado final, mesmo processado na cmera, muito bom.
    Quando a luz no suficiente, aparece o rudo. Basicamente, como todo o restante da imagem, esse rudo multiplicado em 5,6x.
    Por regra geral, quanto menor o sensor, maior o rudo.
    'No destrua, fotografe!'
    www.thiagoantunes.com
    Nikon D300 + vidros

Pgina 1 de 3 123 ltimoltimo

Permisses de Postagem

• Voc no pode iniciar novos tpicos
  • Voc no pode enviar respostas
  • Voc no pode enviar anexos
  • Voc no pode editar suas mensagens
  •