PDA

Ver Versão Completa : Nikon D5100 Como configurar modo Manual??? Me ajudem!!



luadouradocgm
15-08-13, 23:40
Se alguém souber as respostas, vai resolver minha vida!!! :p

Comprei uma D5100 para fotos de dia, com ótima pedida na lente escura do kit 18-55. Embora seja escura, o flash acoplado dela me permite boas fotos em ambientes escuros e tenho conseguido ótimos resultados com a configuração no estado RETRATO NOTURNO no modo SCENE, já pré-definido pela câmera.
Uso bastante o modo Manual, maaas o modo Retrato Noturno/Scene foi o que mais gostei para ambientes com pouca luz, pois o ponto principal é o FUNDO... Capta bem o detalhes, clareia o fundo e sombra, suaviza e não deixa a foto com aquele aspecto "artificial" com exposição de flash alto e fundo escuro!! EXCELENTE para fotos à noite ou em ambientes com iluminação baixa...

PORÉM esse modo me decepcionou no fato de não poder alterar a velocidade do obturador!!! Esse modo dispõe de no máximo 1/6 ou 7 :( ... Por ser um modo pré-definido, não consigo alterar ou configurar manualmente a velocidade :( (decepção). Só consigo foto borrada pra motivos em movimento nesse modo!! Bom, tenho tentado de tuuudo deixar o modo MANUAL da câmera com as mesmas configurações do modo Retrato Noturno/Scene para ambientes com pouca luz... MAS NÃO CONSIGO!

Já tentei de tudo, configurei de tudo, alterei de tudo (exposição, balanço do branco, cores, etc etc etc...) mas o modo Manual não consegue os mesmos efeitos de clareamento de fundo, suavização da sombra, suavização do contraste e captação dos detalhes de fundo como o modo pré-definido Retrato Noturno/Scene ... As fotos continuam com aquela sombra forte e brancura do flash se eu quiser uma foto nítida... Já li o manual do usuário e não achei nada a respeito!

Tem como alterar a velocidade de um modo pré-definido da D5100??
Existe algum macete, programa, ou qualquer outra coisa que desbloqueie os modos pré-definidos da câmera pra configurar manualmente?
Alguém sabe qual segredo de configuração do modo Retrato Noturno/Scene para captação dos detalhes de fundo e clareamento de sombra??
Tem como deixar o modo Manual da câmera com as mesmas configurações do modo Retrato Noturno/Scene??? Quais são as configurações??

Se não tiver mesmo como alterar o modo Retrato Noturno/Scene, tem como conseguir esses mesmos efeitos no modo Manual??
Ou teria mesmo que adquirir uma 50 ou 35mm ??
Please, help-me!

ttundela
16-08-13, 01:06
Eu não tenho nikon tenho canon não sei exatamente qual o resultado que este modo automático lhe traz, mas ao meu ver o que vc tem que fazer e anotar as configurações que a camera usa durante o modo automatico. Anote o ISO, abertura, velocidade, se usa flash ou não. Outro detalhe e focar no local que você tem o interesse (primeiro plano ou fundo). Fazendo isso você terá um ponto de partida para pode começar variando cada um desse valores em modo manual , altere em 1 ponto acima ou abaixo cada um desses valores e vai testando que vc vai conseguir repetir a exposição do modo automático.

Tem uns vídeos aqui que podem te ajudar a entender melhor o que te falei.

http://youtu.be/kqpio1JWM6g (http://youtu.be/kqpio1JWM6g)

(http://youtu.be/0YGczWpu0j0)http://youtu.be/B_7tikhzMdk

http://youtu.be/0YGczWpu0j0 (http://youtu.be/0YGczWpu0j0)

Vale a pena assistir tem muitas dicas e macetes para entender bem como funciona as configurações da maquina.

Espero ter ajudado.

Thiago Tundela

Silva
25-08-13, 14:53
Lua,

A velocidade do modo Retrato noturno vai depender da iluminação do ambiente. Não há milagre em fotografia, há formas diferentes de conseguir uma boa exposição para cada caso.
Thiago está certo. Veja quais são os dados de exposição em Retrato noturno e raciocine.

Talvez tenha que aumentar o ISO para que a velocidade não fique tão baixa, mas se houver realmente pouca luz não vai ter outra alternativa de usar uma luz auxiliar (que pode ser flash ou luz continua) ou o uso de tripé com velocidade baixa. Se for preciso ter velocidade de 1/60 ou 1/125 para cima por existirem pessoas em movimento aí não vai ter outra alternativa a não ser luz auxiliar.

Usar o flash rebatido no teto melhora muito a iluminação dura que o uso frontal tem.

Silva
25-08-13, 15:06
Lua, outra coisa.

Desista de tentar desbloquear o modo automático. Se ele não funciona bem é porque o modo não consegue fazer automaticamente o que você deseja.
Se as fotos saem borradas é porque a velocidade está muito baixa, ou seja: falta luz.
Para isso só aumentando o ISO ou aumentando a luz do ambiente. Uma lente mais rápida vai resolver? Depende da luz. Se estiver escuro mesmo nem uma 1.4 vai resolver.
Para fotografar uma formatura no mês passado em um estádio de Volley eu tive que usar uma 50mm em f/4 usando ISO 1600 e vel=1/60. E a iluminação aparentemente não estava ruim. Ter uma lente f/1.8 não significa que você vai poder usá-la o tempo todo nessa abertura, às vezes é preciso reduzir a abertura por causa da profundidade de campo.