PDA

Ver Versão Completa : Porque precisamos usar só grandes marcas de flash pra strobist?

Igor Fraga
17-03-10, 17:13
Canon ou NIkon? SBs ou EXs? Para ser strobista, ou seja, usar flashs compactos para suas fotos, temos necessariamente que usar apenas flashs de grandes marcas?
Texto em meu blog fala sobre o assunto e chama a discussão pro tema:

http://igorfragaphoto.blogspot.com/2009/07/poser-strobist-power-e-flashes-mikonas.html

Eduardo Guilhon
17-03-10, 22:22
Boa noite Igor,
Primeiramente, parabéns pelo seu post no blog.

Sou fã de strobist e meu trabalho é em cima dessa "técnica", leio muito o blog do Renato Rocha Miranda entre outros estrangeiros.

Hoje trabalho com 2 SB600 e 1 SB800 via modo command CLS,mas já fiz fotos usando Cactus V2s, Cactus V4 e fotocélula. Também com os Vivitar DF400 e outros ruins, inclusive com mais de 10 anos que usavam 2 pilhas e voltavam incríveis 36v na sapata (claro que eu usava ele fora da câmera).

Você relata que tem travamentos com o seu SB800, nunca tive esse problema com o SB800 e nem com os SB600 e outros flashs, mesmo quando utilizei um SB600 e um Vivitar DF400 juntos para fazer fotos de um evento de dança do ventre, me rendendo 2600 fotos durante todo o evento e varias trocas de pilhas.

Não sei se é o seu caso, mas o que eu vejo muita gente reclamando sobre o flash SB900 esquentar fazendo eventos e operando com o flash em 1/1, usando pilhas normais que são 1,5v e não 1,2 como são as recarregáveis, mas também não podemos esquecer que ele é um flash mais potente que o SB800 e que as pilhas também esquentam quando estão dentro (tudo junto esquenta o sistema inteiro muito mais). Por isso que muitos que usam o batery pack do flash não tem problemas com o superaquecimento (mas podem queimar o flash).

Agora com a D90 tenho acostumado a utilizar ISO400, pois mau é perceptível o ruido e tem me ajudado muito a economizar a carga das pilhas, além de ter uma "maior potência" do flash e reciclagens mais rápidas.

Igor Fraga
17-03-10, 23:35
De fato, excelente ponderação, Eduardo. Sinto que o problema pode ser também se superaquecimento do Cactus V2s ou carga baixa das baterias do cactus. Com isso, troquei as baterias CR2 do rádio e espero o próximo ensaio, quando clico por 4 horas ou mais, nos dois sb800, para ver como se comporta.

Mesmo assim, citei os mikonas no texto, como alternativas, bem como cito os vivitar e mesmo o trabalho com Fratas com suas baterias, que foram interessantes pela potência diferente e muito boa, com que trabalhei com snoots e meia carga.

abraço e obrigado pela colaboração

Alex Morales
18-03-10, 09:41
Olá Igor e Eduardo,

O que sugerem para um esquema mínimo e não muito caro de flashes para utilizar em uma Canon 500D (Rebel T1i) pra se fazer retratos?

Um flash direto na câmera e outro em um tripé (ou uma pessoa segurando) na lateral do fotografado? Isso criará sombras, certo?

Ou é melhor o uso de dois flashes, um de cada lado do fotografado, sem flash na câmera? Não fará falta uma luz central nesse caso (daí teriam que ser 3 flahses)?

No caso de minha máquina ser Canon, acho que não tenho como fugir do flash EX 580 II, ou há outra opção de preço menor com qualidade não tão ruim?

Uma última pergunta, qual a vida útil aproximada de um EX 580 II em cliques por exemplo? Uma hora a lâmpada queima, dá para trocar só ela, quanto custa em média? Ou o flash é descartável?

Obrigado!

riccamarques
23-04-10, 10:15
Apenas para dar uma esquentada no tópico...com o próprio Igor e com o Renato Rocha Miranda, tenho me conscientizado em não me prender há equipamentos e sim buscar não só alternativas, mas pensar na LUZ e uma das discussões que tenho apoiado por aí é sobre até que ponto temos que nós prender a regras. Lembro que quando comecei, sem flash algum, apenas com uma Nikon D40 e quis produzir algo diferenciado, peguei o holofote do jardim de casa e um isopor e comecei a criar, produzir, portanto esqueçam um pouco os equipamentos e pense na fonte de LUZ, indiferente da sua qualidade, intensidade e efeito. Nikon, Canon, Minokas, são como o sol ou aquele holofote do jardim, apenas fontes de luz, ressaltando: indiferente dos seus efeitos, portando dêem asas a imaginação!!! ;)

Igor Fraga
23-04-10, 10:53
Infelizmente tenho que discordar Ricca, nessa área do fórum em questão, area de "Flash, Iuminação e Sistemas de Estudio" o viés é justamente discutir equipamento, sua utilização e técnicas de iluminação.
É valido seu pensamento de não nos apegarmos a equipamento como a saída e solução de nossos problemas, cabendo usar até a vela de casa como fonte de luz.
No entanto, essa seção foi criada pra discutir cada uma dessas fontes de luz, e sua utilização, e por isso postei sobre os mikonas como uma alternativa viável a quem quer ser strobista e não pode pagar por um sb900 de cara.

riccamarques
23-04-10, 11:00
Concordo contigo Igor, mas tive que fazer meu comentário não pelos Minokas, já que foi o assunto que abriu o tópico, mas tentar atiçar sobre o fato de se buscar esquemas prontos e sim buscar alternativas como as do Minokas, mas sempre pensar que podemos produzir sempre algo diferenciado, indiferente do esquema usado, já que mtos se prendem a esquemas, já que tudo envolve grana, certo? Apenas completando, como disse na minha participação acima, Minokas é uma alternativa, como o holofote do meu jardim, rsss...Valeu meu querido!! ;)

Igor Fraga
23-04-10, 11:12
Alex,

Não sou Canon mas em linhas gerais vou tentar te ajudar,

Para retratos não se precisa necessariamente de tantos flashs. Claro que 3 flashs podem agregar mais possibilidades criativas, mas com cuidado, experimentação e um pouco de estudo da luz, com uma unica fonte de luz é possivel fazer uma foto diferente, especial, que a separa das fotos chapadas com flash direto.
Uma coisa que muitos se esquecem ao usar flashs é que a luz ambiente pode e deve ser usada como elemento de composição, e esse jogo, seja matando a luz ambiente ou a realçando agrega muito valor. Meu primeiro ensaio strobist tinha apenas um flash e um rebatedor, que aliás é uma ótima e barata opção de preenchimento de sombras.
Sombras não são necessariamente ruins, se souber compor com elas, como muito bem faz o Ricardo Marques, que comenta nesse tópico.

Assim, sempre recomendo começar com apenas uma fonte de luz,e ir aprendendo sobre posicionamento, potência e distância.
Pode ter como alternativa os mikonas, tron e fratas, tendo o cuidado de ver se colocando na sapata eles não queimam, isso se comenta no google. Recomendo uma solução que elimina essa possibilidade, usar um rádio estilo Cactus, temos no mercado a venda, no ebay, mercado livre, fóruns, etc. rádios como os youngnuo, que permitem usar o flash remotamente, sendo rebatido, direto, difundido, etc.
E não pense que para começar no strobist é preciso sombrinhas, hazies, etc. Sabe bem quem sabe usar flash direto.

Quanto aos detalhes do equipamento canon não posso comentar, mas em geral, não se preocupe com numeros de cliques, todos canon e nikon são bem duráveis.

Quanto ao posicionamento da luz, isso varia muito do momento, esqueca um pouco de esquemas prontos, e parta pra experimentar e vai ver que isso mudará sua noção da luz, mesmo sem uso de flash.

abrçao

Igor Fraga

Eduardo Guilhon
23-04-10, 11:15
Primeiramente bem vindo Riccamarques,

Concordo plenamente com você, temos que trabalhar com o que temos, nossa imaginação é a única coisa que não podem tirar da gente, mas podemos deixa-la enferrujada. Mas discordo quanto o efeito, qualidade e intensidade, a não ser que você esteja testando para achar a melhor forma para você. Eu evito de testar quando estou com o cliente, ele não paga pra isso, sempre que posso procuro diferenciais junto com amigos ou até sozinho. Você tem que saber trabalhar com a luz sim, mas existem maneiras melhores e piores. Sempre procuro pelas melhores para o meu uso.

Igor Fraga
23-04-10, 11:31
Primeiramente bem vindo Riccamarques,

Concordo plenamente com você, temos que trabalhar com o que temos, nossa imaginação é a única coisa que não podem tirar da gente, mas podemos deixa-la enferrujada. Mas discordo quanto o efeito, qualidade e intensidade, a não ser que você esteja testando para achar a melhor forma para você. Eu evito de testar quando estou com o cliente, ele não paga pra isso, sempre que posso procuro diferenciais junto com amigos ou até sozinho. Você tem que saber trabalhar com a luz sim, mas existem maneiras melhores e piores. Sempre procuro pelas melhores para o meu uso.

Excelente citação, concordo que teste em trabalho profissional é complicado e é melhor sempre o fotografo, sobretudo o strobista, fazer trabalhos de graça, em teste, para aprimorar tecnicas.
mesmo assim, em um trabalho pago, pode ser uma ou outra foto diferente, experimental, que agrega ao portfolio e geralmente ao cliente.
Ao menos noto isso até nas revistas nacionais, os ensaios de PY e VIP sempre tem uma ou outra foto mais autoral.
Conheco pouco do universo essencialmente profissional, não vivo disso imbora envolvido com o meio e por isso respeito demais os dilemas do dia a dia.

Voltando ao tópico ehhe

Tem gente que tem graaaandes flashs na mão,e só usam em TTL hehe

riccamarques
23-04-10, 11:35
Pelo visto meu objetivo inicial foi alcançado que era dar uma movimentada no tópico. Como foi citado pelo Igor os modificadores são mto importantes, já que indiferente da qualidade do trabalho de cada um, todos nós temos estilos diferenciados. Concordo com o Eduardo sobre não praticar juntamente com o cliente, mas acredito ser extremamente importante ter o dominio de nossos equipamentos. Eu particularmente adoro sombras, fujo de tudo que é chapado, porém como o disse o Igor, sombras não são ruins, porém temos que avaliar a qualidade das sombras geradas e isso envolve a qualidade, intensidade e efeito da luz, além claro do seu direcionamento. Outro lance interessante é que as vezes realizamos uma seção, usando para todas as fotos e mesmo setup e algumas fotos ficam lindas outras não, isso porque o problema ou solução não está apenas nos equipamentos e sim no posicionamento do fotografado em relação ao esquema montado. Portanto acredito que antes de pensar em uma esquema, temos que saber exatamente o resultado que queremos. Tá ficando bacana isso aqui, hein! Abraço a todos...

Pepe Mélega
24-04-10, 14:47
Igor a resposta é simples. Com o flash da marca de sua câmera o protocolo de comunicação está garantido e o sistema TTL fará sua parte. Mas, acompanhando seu raciocínio, dá para usar qualquer marca de flash se usarmos no manual e disparando através de RF (radio frequencia), IR(infra vermelho) ou foto célula. Uso vários 580 EX II, mas também uso os Vivitar 285 HV + Pocket Wisard Plus II. Funciona e bem, mas fico limitado em algumas situações como não ter controle a distancia (para compensar potencia) e para sincronizar em velocidades superiores ao sincronismo*. Boa abordagem, parabéns. Abs
* mas já consigo uma alternativa no caso de usar velocidades altas

Igor Fraga
25-04-10, 23:08
Não sabia que o mestre Pepe estava por aqui, obrigado pela postagem, Pepe.
Realmente o maior problema da alternativa de usar mikonas via rádio é precisar de velocidades de sincronismo mais altas. O que acontece mesmo com o sb800 via rádio mas se resolve com o sistema cls da nikon, por isso uso os dois.

Mais um detalhe, as vezes em altas luzes de meio dia e tal, o sistema cls é prejudicado, sendo mais uma vez interessante ter a disposição o sistema de rádio.

Eduardo Guilhon
25-04-10, 23:41
Igor tenho um Cactus V4 e usei apenas umas 4x, porque normalmente uso acima de 1/200, mas depois que comprei o SB800 e usei ele como master para os meus SB600 não tive mais problemas, pois direciono a luz para o flash master para o slave. O que eu percebi é que o SB800 como remote slave com a quinta pilha fica ruin em alguns casos, parece que não chega luz por causa do bloqueio (sombra) que a quinta pilha faz em cima do sensor.

Agora me pergunto e pergunto a nikon... porque não colocar um sensor de cada lado do flash? Facilitaria nossa vida!!!

Pepe Mélega
25-04-10, 23:53
Não sabia que o mestre Pepe estava por aqui, obrigado pela postagem, Pepe.
Realmente o maior problema da alternativa de usar mikonas via rádio é precisar de velocidades de sincronismo mais altas. O que acontece mesmo com o sb800 via rádio mas se resolve com o sistema cls da nikon, por isso uso os dois.

Mais um detalhe, as vezes em altas luzes de meio dia e tal, o sistema cls é prejudicado, sendo mais uma vez interessante ter a disposição o sistema de rádio.

Igor, a troca de informação é tudo para se manter atualizado e pensar em soluções.

O sistema de RF (radio frequência) sempre é mais confiável quando se está externo, mas temos que pensar em modo manual de ajuste - apesar que o sistema Mini TT1 e Flex TT5 está resolvendo isso para nós (no caso Canon). Experimentei o sistema já e gostei, mas não está 100%, existe alguns problemas ainda e o preço é salgado. Acompanhando a evolução dos TL Pocket Wizard (http://www.pocketwizard.com/inspirations/technology/controltl/) com muita esperança de ter uma solução TTL com RF.
Abs

agnor guevara
08-09-10, 16:08
Ola a todos..
igor e eduardo..
ja trabalheicom o sb 900 e 800 juntos...nunca tive problemas com eles....
nem travamentos..
o que esquenta o sb 900 é um bug que teve nas primeiras remessas...o qual ja foi corrigido, segundo representante da nikon..
e acho que sim, pq fiz um trabalho com um sb 900 que foi comprado a um mes e nem teve qualquer sinal de aqueçimento, tanto com pilhas de 1,5w, como as de 1.2 recarregaveis...
gostomuito do sistema de iluminaçao da nikon...
igor,
parebéns pelo blog..

karinamuniz
22-10-10, 13:57
Estou muito feliz com meu Sony HVL-F58, me dá possibilidades fantásticas além de não necessitar de rádio. Alguém já experimentou? :photo:

agnor guevara
26-10-10, 19:32
karina,
com qual camera vc o usa?

karinamuniz
27-10-10, 14:08
Agnor,

utilizo a Sony Alpha 300.

Hugo Simas
07-12-10, 09:57
[ESTE POST FOI REMOVIDO POR ESTAR EM DUPLICIDADE. O ORIGINAL ESTÁ A DISPOSIÇÃO EM http://www.forumdigitalfoto.com/threads/443-Est%C3%BAdio-portatil-com-flashes-dedicados - PEDIMOS NÃO POSTAR A MESMA MENSAGEM EM DIFERENTES TÓPICOS]

Alex Morales
07-12-10, 15:53
Hugo, por favor não poste a mesma mensagem em lugares diferentes. A original está em http://www.forumdigitalfoto.com/threads/443-Est%C3%BAdio-portatil-com-flashes-dedicados

Obrigado.

Alex